Investigação Científica na Região Autónoma da Madeira
Investigação Científica na Região Autónoma da Madeira
Na Região Autónoma da Madeira existem várias instituições a desenvolver algum tipo de investigação na área dos microplásticos. Entre elas estão centros de investigação e instituições governamentais com componente de investigação, entre as quais estão o MARE-Madeira e a Direção Regional de Pescas.
O MARE-Madeira é um centro multi-regional de investigação e desenvolvimento marinho com sete unidades de investigação em Portugal Continental e na Ilha da Madeira. Co-organizado pela ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) e pela Universidade da Madeira, o MARE-Madeira é o maior instituto de investigação marinha sem fins lucrativos da Madeira. O MARE-Madeira tem vindo a desenvolver vários trabalhos de investigação na área dos microplásticos. Recentemente, O MARE-Madeira associou-se ao Changing Seas, integrando o episódio da temporada 17 intitulado Whales in a Plastic Ocean. Changing Seas é uma série de televisão pública norte-americana produzida pela SouthFlorida PBS explora questões ambientais urgentes. Agora, na sua 17.ª temporada, o documentário destaca o que está a ser feito na Madeira, no episódio “Baleias num Oceano de Plástico”.
A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Pescas é a entidade do Governo Regional da Madeira que tutela o setor das Pescas na Região Autónoma da Madeira. A Direção de Serviços de Investigação da DRP é responsável pela investigação dos recursos pesqueiros e está dotada de um Laboratório de Biologia Pesqueira e um Laboratório de Química e Bioquímica (LQB). O LQB tem atualmente três linhas de investigação em curso, uma das quais trata exatamente a problemática dos microplásticos. Está dotado de equipamentos que permitem a extração, isolamento e identificação de microplásticos a partir de matrizes variadas.
De entre os projetos de investigação em curso na Direção Regional de Pescas, destacam-se:
o projeto SANIFISH (MAC INTERREG 2021-2027) (Cooperação e investigação para melhorar a produção, a comercialização e a segurança alimentar dos produtos da pesca e da aquicultura na região da Macaronésia e em países terceiros) que trata questões relacionadas com contaminantes no pescado, entre os quais os microplásticos;
o projeto CircularOcean (MAC INTERREG 2021-2027) (Transição do lixo marinho para uma economia circular no Médio-Atlântico Oriental), relacionado com a obtenção de soluções ao enorme desafio ambiental colocado pelo lixo marinho numa abordagem de economia circular, integrando-o no sistema de tratamento de solos e propondo novos modelos de negócio baseados na reciclagem e valorização.