O que são microplásticos?
O que são microplásticos?
Microplásticos são comummente definidos como contaminantes baseados em polímeros sintéticos, com dimensões inferiores a 5 mm. Podem ainda ser divididos em microplásticos (1 µm - 5 mm, MPs) e nanoplásticos (<1 µm, NPs), sendo considerados MNPs no seu conjunto. Atualmente estão identificadas múltiplas fontes de microplásticos, podendo os mesmos ser definidos em microplásticos primários ou secundários, de acordo com a sua origem.
Os microplásticos primários são intencionalmente adicionados a produtos cosméticos e de higiene pessoal (i.e. cremes faciais, pastas dentífricas), tintas, assim como pellets usados para produção de produtos plásticos. Já os microplásticos secundários são gerados por degradação de plásticos maiores durante o seu uso, incluindo pneus e texteis, assim como por fragmentação de plásticos de maiores dimensões no ambiente.
Os microplásticos podem ser redistribuídos pelo vento e pelas correntes, tendo sido já reportados em diversos locais, desde a superfície até sedimento bentónico, desde planaltos às mais altas montanhas, no mar, lagos e rios. Atualmente estima-se que já tenham sido detetados em 1300 espécies aquáticas e terrestres, desde invertebrados na base das cadeias alimentares até predadores de topo, com evidência de provocar impactos na organização biológica.
Os microplásticos estão presentes nos alimentos que comemos, na água que bebemos e no ar que respiramos. Foram igualmente detetados em múltiplos tecidos e órgãos do corpo humano, com evidência emergente de potenciais efeitos para a saúde humana. Saiba mais em Efeitos para a saúde.
No que respeita à forma física, os microplásticos podem ocorrer em diversas formas, nomeadamente fibras, partículas, films, esferas, entre outros. Em termos da sua natureza química, os microplásticos podem corresponder a um grande número de polímeros, sendo os mais conhecidos o polietileno (PE), polipropileno (PP), polimetilmetacrilado (PMMA), policloreto de vinilo (PVC), tereftalato de polietileno (PET) e o poliestireno (PS).
Referências
Richard C. Thompson et al. ,Twenty years of microplastic pollution research — what have we learned?. Science 386 eadl2746(2024) DOI:10.1126/science.adl2746.