O Conselho Português para a Saúde e Ambiente nasceu de uma iniciativa do médico internista Luís Campos, que desafiou dois amigos para se lhe juntarem: o cirurgião cardíaco João Queiroz e Melo e o ex-jornalista José Vítor Malheiros. Os três constituíram o Conselho Português para a Saúde e Ambiente, oficialmente designado Conselho Português para a Saúde e Ambiente – Associação (CPORSA), por escritura pública, no dia 19 de Outubro de 2022.
O CPSA tem como objetivos:
Tornar o sistema de saúde capaz de responder aos desafios da crise climática na sua tripla vertente de alterações climáticas, poluição e perda de biodiversidade.
Promover boas práticas de sustentabilidade ambiental no sector da saúde de forma a reduzir a sua pegada ecológica.
Promover a investigação e o ensino das relações entre Saúde e Ambiente na formação pré e pós-graduada de todos os profissionais de saúde.
Promover a consciência do impacto negativo das alterações climáticas e da degradação ambiental na saúde humana.
Promover o conceito de One Health – Saúde Global e a consciência da interdependência da Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde Ambiental.
Dar uma voz comum às organizações de saúde nas questões das alterações climáticas, da degradação ambiental e do seu impacto na saúde e promover projectos colaborativos neste domínio entre diferentes instituições.
in www.cpsa.pt.